Alguns dizem que o Buldogue Francês é uma raça francesa por excelência, outros estão certos de que se trata de uma variação de mini bulldogs ingleses que teriam sido descartados para reprodução devido ao tamanho e peso muito reduzidos.
História da Raça Buldogue Francês
A verdadeira origem do Buldogue Francês, assim como a de tantas outras raças de cães, permanece incerta. Segundo a maioria dos cinólogos franceses, esta seria uma raça de fato originária da França, obtida através de cruzamentos, empregando cães de uma variedade pouco conhecida, porém frequente nos subúrbios parisienses, e reprodutores importados da Bélgica. Através de uma cuidadosa seleção, teriam sido obtidos com o passar do tempo exemplares que permitiram fixar o standard da raça.
De acordo com esta teoria, o Buldogue Francês seria, então, uma raça antiga, embora somente desde o século 19 exista na sua forma atual. Não havia naquela época carregador, açougueiro ou cocheiro dos bairros baixos de Paris que não tivesse o seu "dogue", que lamentavelmente participavam de sangrentos combates em torneios, realizados com bastante frequência.
No entanto, de acordo com vários autores ingleses, o Buldogue Francês descenderia do Bulldog, a típica raça britânica. Os defensores dessa hipótese, que explicaria mais facilmente a origem do termo "bouledogue", sustentam que a raça teria vindo dos menores exemplares das ninhadas do Bulldog. Esses cães, que reuniam todas as características que se enquadravam perfeitamente ao padrão do Bulldog porém com dimensões reduzidas e peso entre 9 e 11 kg, eram chamados de "miniatura" e constituíram uma variedade a parte. Esses pequenos cães, exportados principalmente à Normandia, teriam sido cruzados com cães terriers, a fim de se obter um cachorro de trabalho que tivesse a capacidade de caçar roedores.
Os autores que sustentam essa teoria, afirmam portanto, que o Buldogue Francês não é autóctone da França, e seria derivado de fato desses mini bulldogs ingleses, que a partir da participação de várias outras raças, teria evoluído, permitindo as substanciais modificações físicas e psíquicas que diferenciam notavelmente ambos os tipos.
O primeiro Clube da raça Buldogue Francês foi fundado em 1880 em Paris e o registro de um cão da raça foi incluído pela primeira vez em 1885. O primeiro standard da raça, foi redigido em 1898, mesmo ano em que foi oficialmente reconhecida.
Temperamento da raça Buldogue Francês
O Buldogue Francês é um cão inteligente, brincalhão e extrovertido. Bem comportado e de fácil adaptação, o Buldogue Francês é vivaz, conhecido por sua característica alegria e mostra-se muito sociável com seus familiares, especialmente em relação às crianças. É considerado um cachorro bastante companheiro e requer contato próximo com os seres humanos. Tranquilo e quieto, o Buldogue Francês é muito apreciado como cão de companhia, pois além da afetuosidade e da natureza doce e companheira, é conhecido por não ser um latidor, e de fato, é uma raça que late muito pouco. O Buldogue Francês é carinhoso, especialmente paciente e tolerante com as crianças, e desde que acostumado enquanto filhote, pode conviver bem com outros cães e demais animais de estimação.
Como todo cão de nariz achatado, O Buldogue Francês não pode viver ao ar livre pois não é capaz de controlar sua temperatura interna através da respiração com facilidade, como fazem os cães de focinho comprido. É necessário um cuidado grande nesse aspecto, principalmente em dias quentes e secos, ou ainda durante as brincadeiras ou qualquer tipo de exercício físico. Não é uma raça que exige muita atividade física, mas como qualquer cachorro precisa exercitar-se regularmente, mesmo que seja através de passeios diários de coleira.
Descrição e aparência da raça Buldogue Francês
O Buldogue Francês é um típico cão molosso de pequeno porte. É um cachorro muito forte para o seu pequeno tamanho, possui proporções compactas e pelagem macia. A aparência da raça Buldogue Francês é a de um animal ativo e inteligente, musculoso e com sólida estrutura óssea.
A cabeça é forte, larga, quadrada, e a pele forma pregas e rugas quase simétricas. Os olhos são escuros, de expressão alerta e de inserção baixa, bem longe da trufa e das orelhas. O focinho é curto, com trufa larga, arrebitada, e apresenta um stop bem definido. As orelhas são de tamanho médio, inseridas no alto da cabeça, largas na base e arredondadas na ponta, de pele fina e macia ao toque. A cauda dos cães da raça Buldogue Francês é curta, de inserção baixa na garupa, mais grossa na raiz, com formato em espiral ou naturalmente quebrada e afilada na ponta.
O Buldogue Francês apresenta uma linda pelagem, moderadamente fina, brilhante, rasa, cerrada e macia. De acordo com o standard oficial da raça Buldogue Francês, as cores aceitas são duas: o fulvo, tigrado ou não, com manchas médias ou predominantes; e o fulvo uniformemente colorido, tigrado ou não, com manchas limitadas (pied). A pele desta raça é macia e solta, especialmente na cabeça e nos ombros.
De pequeno porte, o peso do Buldogue Francês não deve ser inferior a 8 kg, ou superior a 14 kg. A altura da raça deve ser sempre proporcional ao peso do cachorro.